sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O desafio de encarnar

QUANDO O VERBO…
A disciplina da inclusão envolve mais do que um lançamento contábil; envolve mais do que fazer com que o que era contado como de fora passe a ser contado como de dentro. Em cada caso, cada vez que uma pessoa se dispõe a abraçar incondicionalmente uma outra, há um verdadeiro trajeto a ser vencido: um percurso a ser primeiro encontrado e depois percorrido. Ser salvo é ser salvo das distâncias, e arrepender-se é passar a agir deliberadamente de modo a transpô-las.

Vencer em regime definitivo a distância entre eu e o outro é o sentido da cruz e da salvação. É também, ao que tudo indica, a chave do reino de Deus.

O amor, como inventado ou apresentado por Jesus, não é apenas severo, absolutamente inflexível em sua disposição de favorecer e de integrar; é também consistentemente gentil – embaraçosamente gentil. De fato, sua severidade fica demonstrada no caráter inabalável de seu cavalheirismo.

Paulo Brabo, em A invenção da gentileza

…SE FAZ CARNE
Ainda era uma criança quando ouviu, pela primeira vez, falarem sobre Deus. Seus pais se referiam a Ele como “papai do céu”; na escola, adolescente, ouviu de alguns colegas “o cara lá em cima”; na faculdade foi surpreendido por um sujeito que se referia a “certa incógnita”, mas quando estava prestes a morrer que teve a grande revelação: ante ao último suspiro, um amigo lhe apertou a mão e sussurrou-lhe ao pé do ouvido: não se preocupe, estou aqui.

Will, meu amigo, em A grande revelação

via - Laion Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário